Como investir por uma corretora de valores?



Muitas pessoas já devem ter ouvido que "investir em poupança e em produtos do seu banco não é vantajoso". Por outro lado, quase todo mundo fica inseguro de tirar o dinheiro de seu banco e começar a investir por meio de uma corretora de valores.

Leia também: 6 motivos para não deixar seu dinheiro da poupança 

O que é uma corretora de valores?

Uma corretora de títulos e valores mobiliários, ou simplesmente corretora de valores, é uma instituição financeira que faz a intermediação entre o investidor e as instituições que distribuem títulos, ações, cotas de fundos e demais produtos de investimento. A esses produtos dá-se o nome de valores mobiliários.

Quando o investidor transfere de sua conta bancária para a sua conta na corretora, o saldo passa a estar disponível para investir nos produtos disponíveis na plataforma daquela corretora. Esse saldo pode ser resgatado de volta para sua conta bancária qualquer momento.

A conta da corretora receberá os valores dos títulos, ações e cotas liquidados ou vencidos. Também irão para lá os valores periódicos de dividendos e juros dos seus investimentos.

É seguro investir por uma corretora?

As corretoras são reguladas e fiscalizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), autarquia do Governo Federal, e pelo Banco Central do Brasil. Desse modo, investir por intermédio de uma corretora é tão seguro quanto realizar operações em qualquer banco.

Podemos consultar os dados de uma corretora, ou de qualquer instituição financeira, pelo site do Banco Central do Brasil, no endereço: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/encontreinstituicao.


É fácil?

Na maioria das corretoras, abrir uma conta é tão fácil quanto em um banco digital. Basta baixar o aplicativo da corretora escolhida em seu celular, preencher alguns dados cadastrais e enviar documento oficial com foto e uma selfie. O processo de análise e aprovação da solicitação leva até 48 horas, mas normalmente não passa de 24 horas.

Você pode visualizar sua carteira de investimentos e sua conta na corretora, investir e resgatar investimentos pelo aplicativo no seu celular, ou pelo computador.

Por segurança, em caso de acesso por computador, além do numero da conta e da sua senha, é solicitado um token, código gerado aleatoriamente a partir do aplicativo de seu celular.


Dicas rápidas para escolher uma corretora:

- Busque corretoras com taxa zero

A maioria das corretoras possui taxa zero de abertura de conta, transferência, corretagem e custódia de títulos, cotas e ações. Como referência, podemos citar as corretoras Rico, Toro, NuInvest, Órama, Clear, Vitreo, Warren, além dos bancos Inter e C6 Bank.

Existem também corretoras que, apesar de cobrarem taxa de corretagem para ações, têm custo zero para aplicações em renda fixa com uma grande variedade de produtos dessa classe. É o caso da XP Investimentos e BTG Pactual.

- Pesquise as avaliações e reclamações

A praticidade, funcionalidade dos aplicativos, a qualidade do atendimento e a clareza das informações são fundamentais para uma boa experiência nos seus investimentos. Faça uma pesquisa sobre a corretora que está pensando em usar, veja o que os usuários têm a dizer sobre esses aspectos da corretora.

Uma boa opção para avaliar uma corretora antes de entrar é o site Reclame Aqui., principalmente em relação à funcionalidade de suas plataformas e à qualidade do atendimento.



Uma vez aberta sua conta em uma corretora, sua porta de entrada para o vasto mundo de investimentos, você terá acesso a uma infinidade de produtos, cada um com suas características de risco, liquidez e rentabilidade.

E depois disso? Como escolher os melhores produtos? Quais são os investimentos que têm mais a ver com você? Falaremos mais sobre isso nos próximos posts.