O que essa grande parte da população não sabe, é que a poupança é o investimento de pior rentabilidade no mercado financeiro.
Vamos falar aqui de cinco motivos para você retirar seu suado dinheirinho da poupança e colocá-lo em um investimento melhor.
1 - Rende muito pouco
A poupança é "programada" para render menos que as demais aplicações. Como assim?
A rentabilidade da poupança depende da taxa básica de juros, a taxa Selic. Se a taxa Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano, a poupança renderá 70% da taxa Selic. Ou seja, para uma taxa Selic de 5% ao ano, a poupança renderá 3,5% ao ano, por exemplo.
Por outro lado, se a taxa Selic for superior a 8,5%, como está desde dezembro de 2021, a coisa piora. Nessa situação, a rentabilidade da poupança fica fixada em 0,5% ao mês + a TR (entre 0 e 0,2% ao ano), cerca de 6,3% ao ano. No mês de julho de 2022, por exemplo, a taxa Selic está em 13,25%, mais que o dobro da rentabilidade da poupança.
Muitos podem dizer "mas a poupança é isenta de Imposto de Renda". Isso é fato. No entanto, a rentabilidade é tão baixa que qualquer outro investimento tem rentabilidade líquida (já após os impostos e taxas) maior que a poupança.
2 - Só rende na data de aniversário da aplicação
Se você aplicar uma quantia no dia 5 do mês, quanto ele terá rendido na poupança se você precisar sacar no dia 30 do mesmo mês? Nada. Zero. Isso mesmo.
Isso se deve ao fato de o rendimento só ser somado ao saldo na conta uma vez por mês, na data de aniversário da aplicação, ao contrario dos demais investimentos em renda fixa. O que ocorre nos demais investimentos é a incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) caso o investimento seja resgatado com menos de 30 dias desde a aplicação. Ainda assim há rendimento diário nessas aplicações.
3 - Existem investimentos melhores com liquidez diária
Muitas pessoas gostam da poupança porque possui liquidez diária, ou seja, pode ser resgatado quando quiser.
Numa simulação de investimento de R$ 1000,00 na poupança, em títulos do Tesouro Selic (100% da Selic) e em um CDB que rende 100% do CDI até março de 2025, temos os seguintes resultados:
Os resultados mostram que, das três aplicações, a menos rentável é a poupança.
Observação: o Tesouro Selic tem liquidez D+1, isto é, o resgate ocorre um dia útil após a solicitação, uma liquidez um pouco menor comparado à poupança e ao CDB.
Além disso, existem muitas opções de contas e bancos digitais que rendem mais que a poupança automaticamente. Basta deixar o dinheiro na conta. É o caso do PicPay, Mercado Pago, Nubank, 99Pay, entre muitos outros.
4 - Existem investimentos melhores com isenção de Imposto de Renda
Outra vantagem que muitos veem na poupança é o fato de ser uma aplicação isenta de imposto de renda.
Muitas outras aplicações disponíveis e com maior rentabilidade também são isentas de IR, como as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).
5 - Existem investimentos mais seguros
A maior parte dos brasileiros, quando o assunto é dinheiro, tem um perfil conservador, ou seja, não gosta de correr riscos, e a poupança é vista por muitos como o investimento mais seguro do mercado financeiro. Essa visão, porém, não é verdadeira.
As poupanças, como outros tipos de aplicações, são oferecidas por bancos. Você "empresta" dinheiro para o banco e, em troca, o banco oferece um determinado retorno periodicamente. O risco da aplicação está associado à instituição que guarda seu dinheiro. Quanto mais sólida a instituição, menor o risco.
Dentro desse contexto, a aplicação mais segura no Brasil é a compra de títulos do Tesouro Nacional. Nesse investimento, estamos emprestando diretamente ao Governo Federal, o que confere uma segurança maior do que uma aplicação em um grande banco.
6 - Acessar outras opções de investimento é tão fácil quanto aplicar na poupança
Procurar por bons investimentos somente pesquisando os produtos que seu banco oferece não é a melhor forma de investir. O banco só oferece os produtos que ele quer que você "compre", e que geralmente apresentam rentabilidades muito baixas.
Hoje em dia é muito fácil e seguro abrir uma conta em uma corretora de valores. É como um banco digital, tudo pode ser feito pelo celular ou pelo computador da sua casa, com segurança e praticidade. Lá você vai acessar uma grande quantidade e variedade de tipos de investimentos, e ter acesso também aos produtos negociados na Bolsa, como investimentos de renda variável e títulos do Tesouro Nacional via Tesouro Direto, e quase todas as corretoras têm isenção de taxa de corretagem.
Algumas opções de renda fixa melhores que a poupança:
a) Curto prazo e reserva de emergência, com liquidez diária: CDBs e contas digitais de rendimento mínimo de 100% do CDI;
b) Médio e longo prazo: títulos do Tesouro Nacional, LCI, LCA.
0 Comentários