Carros elétricos: o futuro que já virou presente

O que parecia distante há poucos anos já é realidade em algumas cidades brasileiras


        Já se passou o tempo em que só víamos carros elétricos em filmes de ficção. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), somente no segundo semestre de 2022 foram emplacados 20.427 veículos leves eletrificados. Com esse número, a frota total de carros elétricos ultrapassa as 97 mil unidades, podendo chegar a 120 mil no final do ano.

Tecnologias

        Atualmente, encontram-se disponíveis no Brasil carros eletrificados de três tecnologias:

- Veículos Híbridos Elétricos (HEV - Hybrid Electric Vehicle) - Primeira tecnologia de carro elétrico a ser vendida no Brasil. São veículos que combinam dois sistemas de propulsão: a combustão e elétrico. Nessa tecnologia, não é possível carregar as baterias com uma fonte externa, mas somente por meio de freio regenerativo (o motor passa a funcionar como gerador, fazendo uma força contrária ao movimento) e por meio do motor a combustão. Essa combinação aumenta a autonomia e deixa o veículo mais econômico.

Alguns dos carros híbridos vendidos no Brasil são o  Ford Fusion Hybrid, o Toyota Prius Hybrid e o Corolla Altis Hybrid

Toyota Prius Hybrid (fonte:motorshow.com)


- Veículos Híbridos Elétricos Plug-in (PHEV - Plug-in Hybrid Electric Vehicle) - semelhantes aos híbridos, com o diferencial de ser possível carregar a bateria por uma fonte externa. Dentre os carros presentes no Brasil podemos citar o VW Golf GTE, BMW i8 e o Volvo XC40. 

        

Golf GTE (divulgação)

- Veículos Elétricos a Bateria (BEV - Battery Electric Vehicle) - veículos com propulsão 100% elétrica, e baterias com grande capacidade de energia. São mais caros, mas muito mais econômicos. Sua manutenção também tem menor custo, pelo fato de o motor elétrico ter menos componentes que um motor a combustão. Alguns modelos no Brasil são o Nissan Leaf, Fiat 500e, Renault Zoe, BMW I3 e JAC iEV40.

Nissan Leaf (car.blog.br)

Autonomia

        A autonomia de carros 100% elétricos pode variar de 298km (Renaut Kwid E-tech) até 630km (BMW iX xDrive50).

        O custo do km rodado, considerando o custo da energia de R$ 1,00 por kilowatt-hora, o Renault Kwid E-tech custaria R$ 26,80 para carregar toda sua bateria. Isso significaria um custo de R$0,09 por quilômetro rodado. Um carro 1.0 que faz 15km/litro com uma gasolina a R$6,00 o litro custaria  R$0,40 por quilômetro, o que mostra um custo muito menor de energia com o carro elétrico.


Abastecimento

        Os carros elétricos podem ser abastecidos em eletropostos, em estações de carregamento montadas nas garagens ou até diretamente em uma tomada residencial.

    Há eletropostos na maior parte das capitais brasileiras, e algumas concessionárias de energia, como a COPEL e a CELESC, adotaram o conceito de "eletrovias", instalando eletropostos ao longo de importantes rodovias como a BR-277, que cruza o estado do Paraná ligando as cidades de Paranaguá e Foz do Iguaçu, de forma que seja possível viajar com um veículo elétrico. A EDP, em parceria com a BWM e os postos Ipiranga, também instalaram eletropostos na Rodovia Presidente Dutra (BR-116, entre Rio de janeiro e São Paulo)

Carregador rápido (fonte: Quatro Rodas)

        O tempo de recarga da bateria de um carro pode variar, dependendo da fonte. Em uma tomada de 220V comum, a carga completa leva cerca de 20 horas. Em uma wallbox (carregador de parede instalado em garagem), o tempo é de aproximadamente 8 horas, enquanto em um carregador rápido a carga completa dura entre 30 minutos e 2 horas, dependendo da bateria e da potência do carregador.


Preço

        O custo dos carros 100% elétricos ainda é considerado muito alto. O carro elétrico mais barato hoje é o Renault Kwid e-Tech, no valor de R$ 146.900,00. Os carros Nissan Leaf e o BMW i3, que chegaram ao Brasil em 2011 e 2014, são comercializados pelos valores de R$ 293.790 e R$ 337.950, respectivamente.


        Com a popularização dos veículos elétricos e o comprometimento global com a redução da emissão de gases que agravam o efeito estufa, espera-se uma redução do preço dos veículos 100% elétricos leves ao longo dos próximos anos.



        E você, acha uma boa ideia ter um carro elétrico? Seria um bom investimento por conta dos custos reduzidos de energia e manutenção? Dê sua opinião nos comentários.